quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Notícias, experiências culinárias e gambiarras caseiras

Depois de vários dias ótimos, com o clima maravilhoso, hoje o tempo fechou, choveu o dia todo e amanhã deve esfriar bem.
Os últimos dias foram muito legais! Ir e voltar da faculdade de bicicleta está sendo ótimo! Uma tarde dessas resolvi passar por um caminho diferente, cruzei o Sena uma ponte mais perto do centro do que eu faria normalmente e saí num tal de Quai d'Orléans (desculpa para as pessoas eruditas que vão pensar "como assim 'num tal de'?", desculpa se já apareceu em mil obras clássicas da literatura e do cinema, mas eu sou noob mesmo), que estava muito bonito no fim da tarde, com céu azul e folhinhas amarelando, mas infelizmente não deu para tirar fotos porque bem nesse dia não tinha levado a câmera e a bateria do celular tinha acabado! Vão ter que ficar na imaginação ou procurar imagens no Google mesmo, hehe. (Ou nas lembranças de filmes e livros, se forem dos sabões.)
Num outro dia descobri que tem um mercado uma vez por semana num bulevar onde eu passo todos os dias! Nossa, é muito bacana, muitos produtos locais, principalmente de comida, muita coisa fresca, frutas, cogumelos, barraquinhas só de queijos, carnes, frutos do mar, peixes... Comprei umas framboesas e morangos que, apesar de já estarmos agora bem fora da estação, estavam ótimos!
No Brasil eu nunca cozinhava coisas salgadas, e aqui eu sempre faço alguma coisa pra mim ou chamo minhas vizinhas ou amigas para comer e tem sido muito legal! Entre as experiências gastronômicas até hoje já teve sidra com baguete na beira do Canal Saint-Martin com a Juliana, (ok, isso não fui eu que fiz a baguete, mas ainda é válido!)
café da manhã com salada de frutas (com as frutinhas compradas no tal mercado) e panquecas com xarope de maple com minha vizinha canadense,
tentativa de estrogonofe com Juliana que ficou feio, porém gostoso! (receita tirada da nossa cabeça mesmo),
espaguete à bolonhesa com minhas amigas alemãs que passaram uns dias aqui, que eu tentei imitar do que eu sempre vejo meu pai fazendo e ficou surpreendentemente parecido, valeu pai!, e até uma pizza de frigideira que, claro, não ficou a melhor pizza que eu já comi na vida, mas, é uma pizza! Na minha casa! Feita por mim, sem forno! :D

Além da degustação semanal de pâtisseries, a melhor parte!
Além da pizza na frigideira, tive que fazer outras gambiarras pra me adaptar à falta de recursos aqui no apartamento, entre outras coisinhas... Um dos problemas quando eu cheguei aqui é que a cortina do chuveiro era branca na parte de cima e ia mudando de cor progressivamente até chegar num marrom meio encardido no chão. Estava pensando em ficar com ela até o fim da estadia mesmo, apesar de estar meio nojenta, mas aí vi uma cortina de 5 euros numa loja aqui perto (que se chama Fabio Lucci mais foi apelidada de Fabuloso pela variedade de coisas extremamente baratas, variadas e muitas vezes inúteis que possui, mas de onde metade dos meus utensílios vêm :D) e resolvi que era agora ou nunca! O problema é que eu não lembrava as medidas do chuveiro, e a outra opção de cortina, que era 20 cm mais comprida, custava simplesmente 10 euros a mais!! Resolvi que não ia pagar 10 euros por 20 cm de plástico de jeito nenhum, mas aí, lógico, cheguei em casa e a cortinha ficou muito curta e molhando o chão do banheiro todo quando eu tomava banho. Por sorte tinha trazido um mini kit de costura daqueles que tem em hotel (e que meu maravilhoso padrasto sempre traz pra casa apesar de nunca costurar) e consegui arrumar uma solução para a cortina! Como ela era muito grande horizontalmente deu pra cortar uma tira vertical e costurar na parte de baixo. Veja a gambiarra abaixo. Funciona que é uma beleza e ainda fica parecendo que a interrupção das listras verticais é pura estética!
Ainda tem a peneira do Fabuloso que, além de peneira, também serve como escumadeira, escorredor e até espátula (dá até pra vender no Polishop); a mala vazia que virou cesto de roupa suja; a lixeira da cozinha que é um saco pendurado na porta do armário que fica debaixo da pia; a faca que a Carla levou pra mim da Alemanha pra BH e que eu trouxe do Brasil e serve pra cortar absolutamente tudo: carne, pão, pizza, cogumelos... e as caixinhas onde vieram umas guloseimas da padaria lá perto da faculdade, que eu dobrei pra virarem porta-trecos: 
É isso. Pra falar a verdade estou me divertindo horrores aqui morando sozinha! HAHAHA!! Desculpa, mãe e Renato, adoro vocês mesmo assim!
Mais novidades na semana que vem. eu e a Ju vamos no Parc Asterix nesse sábado comorar o dia das crionças! EBA! 
PS: aprendi como colocar links nas palavras, huahuahua! Tô ficando profissional nesse negócio de blog! Para as pessoas menos tecnológicas que não estão entendendo (mãe), dá pra clicar nas palavras de cor diferente que elas redirecionam para um site, como a receita, no caso das panquecas, por exemplo.


5 comentários:

  1. Hahahahaha
    Que fantástico, Lú. Eu quero experimentar essas coisas gostosas que você anda fazendo :) Abro o blog só pra atiçar meu estômago e rir das suas aventuras e desventuras em série.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me senti mal por ter mantido a cortina nojenta e curta no meu banheiro....

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Lulu! Vc devia continuar o blog aqui em BH tbm, com suas comidinhas sempre gostosas! :)

    ResponderExcluir
  4. Ahn, por isso tava amarela a palavra panqueca, e eu achando que tinha pingado calda de maple nela, enquanto vc escrevia essa sua cartinha, quer dizer bloguezinho.
    Bjs saudosos. Ah, já ia me esquecendo, quando vc se sentir solitária, lembra que qndo vc voltar tem eu, a Lua, o Renato, a Ilza e o JT para ficar coladinhos em vc.

    ResponderExcluir
  5. Adoreiiii a cortina!!! Muito mais bonita que a original!! Sério mesmo! Adoro coisas assimétricas kkkkk. Que delícia essas comidas!!! Clarice quer! Hihihi
    Aproveite bastante Lu! Beijo

    ResponderExcluir