quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Gulosando França afora

Hoje eu resolvi ir na feira comprar peixe! Aqui perto da minha casa (uns 10 minutos de bicicleta) tem uma toda quinta, no Boulevard Richard Lenoir, perto da Bastille. É um dos lugares mais legais da cidade e definitivamente onde se encontram os vendedores mais simpáticos de Paris. Sério. Todo mundo conhece a fama dos parisienses, de serem meio grossos, e tal. Os vendedores das lojas normais são muito piores que o parisiense comum (só superados pelos garçons - há exceções, claro). Tem hora que parece que você está incomodando eles por estar lá querendo comprar alguma coisa! Mas enfim... o pessoal da feira é muito legal! Primeiro que é a maior confusão lá, todo mundo gritando anunciando as mercadorias, oferecendo coisas pra provar, sempre que eu olho demais pros produtos de alguma barraquinha e o vendedor está desocupado ele já vem todo feliz, bonjour, oferecendo um pedaço de abacaxi e nem ficam bravos se você só experimentar e for embora (pelo menos isso ainda nunca aconteceu comigo, e eu já fiz isso algumas vezes, hehe)! E o melhor é a cara de tristeza profunda que eles fazem se não têm o produto que você está procurando. Hoje mesmo eu estava seca por uma batata no alecrim para acompanhar meu salmão mas não achava alecrim fresco, cada barraquinha eu perguntava e eles agiam como se tivessem me dado um tapa na cara sem querer, pediam mil desculpas, falavam que trariam pra mim sem falta na próxima semana, super fofos! Foi muito bom! O único problema é que dá vontade de comprar tudo. Comprei um alho poró, nem sei como cozinha isso, mas bom, tava lá, com cara boa, achei que podia ficar bem com as batatas... vamos ver, rsrs.


E as baunilhas. Tenho que falar delas, desculpa, tô muito empolgada! Acabei tendo que comprar alecrim seco, porque o fresco realmente estava em falta hoje, aí fui numa barraquinha já conhecida, do meu amigo (já estou íntima, segunda vez que eu vou lá, hahaha) que vende nozes, castanhas e temperos, achei o alecrim, comprei umas castanhas e damascos pra comer de lanchinho na faculdade (que saudável!) quando vi... um pote de baunilhas bourbon a um euro a fava. Explicando: para quem gosta de fazer doces, baunilha é um ingrediente muito importante, e no Brasil a fava é muito cara e não tem extrato de verdade, só aroma, que é meio artificial, então sempre que eu viajo pra algum lugar que tem baunilha de verdade tento levar pra BH. Já estava planejando em comprar alguma no supermercado aqui pra levar, que não são as melhores possíveis, mas já são fava mesmo e bem mais barato que no Brasil, então ok. A baunilha bourbon de Madagascar é considerada uma das melhores do mundo, e ela estava lá na feirinha, a preço de baunilha de supermercado. Que emoção!! E é muito cheirosa *-* mal posso esperar pra usar elas!! Pronto, falei!


 Ai, ai... mas então. Tem um tempão que eu não escrevo aqui! Na semana passada tivemos "semana de leitura" na faculdade (leia-se "desculpa para tirar férias"), aí eu e a Ju resolvemos dar uma passeada e fomos pra casa da Diorela - que é uma brasileira e uma das pessoas mais legais que eu conheci aqui - em Avignon, no sul! 11 horas de busão depois chegamos lá, foi ótimo, a cidade é uma gracinha, fomos super bem recebidas pela Diorela e seu namorado Alexis, que nem mesmo conheciam a gente antes, então bota bem recebidas nisso!


Não sei se foi só influência do bem-estar causado pelos nossos maravilhosos anfitriões (como que é o plural disso??), mas eu gostei muito de Avignon. É uma cidade medieval, teve uma época que o Vaticano foi transferido pra lá, enfim, mais detalhes históricos na Wikipédia, mas a parte histórica fica cercada por umas muralhas enormes e lá dentro é cheio de ruelazinhas e prediozinhos ao estilo do sul da França com aquelas janelas de madeira e trepadeiras nas paredes, adorei!
Teve um dia em que pegamos um trem super-econômico e fizemos uma viagem relâmpago por Aix-en-Provence (foto abaixo) e Marseille, que eu estava louca pra conhecer por causa do Conde de Monte-Cristo. Aix é bonitinha, mas meio "bling bling" demais, como eles chamam os lugares caros aqui. Queríamos ter ido no atelier do Cézanne, mas tinha que pagar, estava chovendo, aí... ficou para a próxima! Em Marseille fizemos uma parada de uma hora super eficiente, demos uma voltinha da estação até o porto, olhamos rapidinho e chegamos a conclusão que tirando as pessoas e a sujeira é uma gracinha, mas melhor ver pelo filme do Conde de Monte-Cristo mesmo :D


A mini-viagem mais legal mesmo foi para Fontaine-de-Vaucluse, pegamos um ônibus super econômico de Avignon, chegamos lá super rápido e nos divertimos mais que em Aix e Marseille, apesar da cidade ser tipo uma praça e duas ruas! Exceto por um cara mal-humorado numa lanchonete que pegou uma baguete molenga e branquela no restaurante da frente e jogou no balcão com a mão pra fazer um cachorro-quente pra gente (que obviamente, segundo informamos a esse gentil atendente, não iríamos mais querer), todo mundo foi super simpático!






No fim de semana aproveitamos para ir em uma excursão com um monte de estudantes estrangeiros para a Normandia. Passamos no famoso Mont Saint-Michel, comemos gallettes normandes (crepe salgado com massa de trigo escuro, foto abaixo) que realmente estavam mais gostosas do que as que já tínhamos comido antes em outros lugares, mas talvez seja porque nessa eles colocaram um pedaço de manteiga com queijo ralado para espalhar em cima :9, eu comi um crepe de chocolate com marrons, que é uma castanha estranha que tem aqui pra todo lado, que tava muito bom também, transbordando recheio, no final tinha chocolate até no meu nariz.


Em Honfleur estava tendo um mercado (oba!!) na cidade inteira, nossa, foi muito legal, encontramos várias barganhas inclusive livros! Eles explicaram que como as barraquinhas não podem estar sempre lá porque dependem, entre outras coisas, das condições meteorológicas, compensa para os vendedores fazer um preço melhor que nas lojas normais. E comida, lógico. Tinha uma barraca com uns doces enormes a preço de banana! Fiquei de olho nessa Religieuse (acho que é uma bomba de dois andares) gigante aí no canto esquerdo da segunda foto mas quando voltamos lá para a sobremesa já tinham acabado e tive que me contentar com um flan de maçã (na foto mais de baixo).




Ah é, falando em doces... (teve algum parágrafo onde deu não falei de comida?) nas semanas antes de viajar eu e a Ju fizemos uma degustação de macarrons! Tinham uns muito bons, tipo sabores pain d'épices (que é tipo um pão de mel com cravo, canela, gengibre, etc., é esse marronzinho) e yuzu (o verde, que é uma fruta cítrica asiática). Os outros eram de coco, spéculoos (que é um biscoito belga de canela e outros temperos), e chocolate, mas não tinham muito gosto não.


Além disso eu e a Katelyn, a vizinha canadense, fomos um dia em uma loja de éclairs que eu estava querendo ir há um tempo! Os éclairs de lá custavam o dobro de nas padarias normais, mas preciso confessar que valeu a pena. Já tinha comido éclair aqui em outros lugares e cheguei à conclusão de que vale a pena deixar de comprar um éclair comum numa padaria e economizar para ir nessa loja. Se você vier a Paris e só for comer um éclair, vá a esse lugar! Vou deixar as fotos falarem por si... só acrescento que o de maracujá com framboesa foi o melhor, mas com certeza vou provar outros sabores em breve :p




Acho que era isso o que eu tinha para contar hoje! No próximo post falo como ficou meu salmão com batatas ao alecrim e, se tudo der certo, alho poró... (será que vai ficar bom isso?)

PS: Uma coisa. Não sei se o frio faz os cheiros ficarem menos fortes ou se eu que estou me acostumando mesmo, mas parei de sentir cheiro ruim na rua, agora só sinto cheiro de café, baguete e açúcar! Tá muito bom! Só que aí eu só penso em comida! Deu pra notar? :D  

PS2: O almoço ficou pronto antes de terminar o upload das fotos! Ok, o alho ficou meio mais tostadinho do que eu queria, mas fora isso, modéstia à parte, estou ouvindo coros de aleluia!


5 comentários:

  1. PS3:e a foto do crepe de chocolate? hhm? kkk ^.^

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Lulu!!! Continue escrevendo! :D
    Tô aqui babando de vontade de comer essas delícias tocas - especialmente esse éclair de maracujá com framboesa!

    Beijos, saudades!

    ResponderExcluir
  3. Coitado do moço da lanchonete de Fontaine! Ele gentilmente nos ofereceu um delicioso e inédito sanduíche de presunto e queijo!!

    ResponderExcluir
  4. Lu, tô amando seus posts, só tem um problema, a Clarice pode vir a nascer com cara de eclair ou algum outro produto lindo e gostoso que você posta kkkkkk.
    Brincadeira!
    Sobre o alho poró, ele fica melhor refogado! No forno, sem molho, ele resseca e tende a tostar demais!
    Aproveite por nós! Kkkk Bjo

    ResponderExcluir
  5. Tô doida para entrar nesse seu maravlhoso mundo de guloseimas francesas. Não sei se são as fotos ou sua descrição pormenorizada, eu sei é que esse blog dá água na boca.

    ResponderExcluir